quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Canjica/ Mungunzá Light

Oie!

Uma das metas de 2016 pra muita gente é se alimentar melhor...e eu vou te mostrar porque uma nutricionista é um profissional essencial nessa jornada alimentar!

Primeiro porque a nutricionista vai analisar tudo que o seu organismo precisa e distribuir os nutrientes em uma dieta equilibrada, e também analisar a sua composição corporal definindo o que você pode fazer para ter uma vida mais saudável. Fora que uma dieta balanceada previne e trata uma série de doenças, como a diabetes, a hipertensão e muitas outras e também preparar o seu organismo para cirurgias e também age no pós- cirúrgico promovendo uma melhor e mais rápida recuperação!

Só um nutricionista também é capaz de fazer as coisas gostosas da vida ficarem mais leves, como essa receita que eu ensino hoje pra vocês!

A Canjica/Mungunzá, é uma receita comum na época de festas juninas, mas em alguns lugares como aqui no Norte, é um prato comum e consumido o ano todo. Cada um tem o seu jeitinho de fazer, mas ingredientes como leite integral, leite condensado, manteiga/margarina, e quantidades excessivas de açúcar deixam a receita muito calórica e não ajuda em nada a saúde.

Então com algumas substituições, e dosando melhor alguns ingredientes a gente consegue consumir de forma mais saudável receitas que todo mundo adora! :)

Vamos à receita?

  
Pra essa receita eu fiz o pacote todo de canjica, o que rendeu uma panela grande (panela de pressão de 5l). Eu usei o coco ralado e o leite de coco de pacote/garrafa, porém se você usar o natural fica melhor ainda!!!

Modo de Preparo:

Lave e deixe a canjica de molho por pelo menos 2h, coloque na panela de pressão com água (3 dedos acima do nível dos grãos), junto com os cravos e a canela em pau, eu deixei cozinhar por 30-35 min.


Depois de cozido eu desprezo a maior parte da água, retiro a canela e os cravos. Coloco o leite de côco, uma pitada da noz moscada, o coco ralado e completo com o leite até ficar com o caldo que eu gosto. Depois de tudo bem misturado eu vou acrescentando o açúcar e experimentando até sentir que está bom para o meu paladar, que no caso foram 7 colheres de sopa de açúcar, se você for diabético use adoçante ... também pode usar mel e ter um sabor a mais! 

O importante é sair do condicionamento que de x xícaras é que vai fazer ficar bom...e aí as vezes em uma receita pequena você coloca 2 ou 3 ou até mais xícaras, se entope de açúcar sem necessidade alguma, e de quebra perde e o paladar, pois só vai sentir o doce!! Temos que sair urgente desse ciclo vicioso de açúcar e sal!

E aí deixa essa mistura ferver um pouco mais para apurar os sabores e está pronta a nossa canjica! :)


Quem é fã de canela pode colocar a canela em pó na panela, ou pode polvilhar na tigela e se deliciar!

Uma concha de canjica pode ser utilizada no lanche da tarde ou na ceia. Bom Apetite! 
Se fizer me conte o que achou! 
Beijos da Paty