segunda-feira, 19 de março de 2012

Futura Nutricionista!

Oi Tuca!

A lesada aqui some de vez em quando mesmo...normal, mas dessa vez ando sumidinha por uma causa muito nobre!
A minha graduação na universidade começou gente! E la o bicho pega! To de trabalho ate o tucupi (como diz o povo aqui! não me pergunte o que significa tucupi ok? mas adianto que eh uma fruta! kkk)!!!

Nao não estou fazendo veterinária...cheguei a conclusão que vou deixar pra próxima encarnação, ou se tudo der errado! :P

Estou fazendo Nutrição, eu acho que eh a minha cara e vocês? Queria fazer junto com gastronomia, mas acho que vai ficar puxado..imagina voltar de uma aula sobre vinhos e ir direto pra uma aula de bioquimica? Nao da certo neh!

Quer saber o perfil do profissional? Vejamos o que diz a minha universidade!

O curso de nutrição objetiva a formação do profissional dentro de um perfil generalista, humanista e crítico, capacitado a atuar em todas as áreas do conhecimento em que alimentação e nutrição se apresentem fundamentais para a promoção, manutenção, recuperação da saúde e prevenção de doenças de indivíduos ou grupos populacionais, visando à segurança alimentar e à atenção dietética. Pretende, desta forma, contribuir para a melhoria da qualidade de vida, pautado em princípios éticos, com reflexão sobre a realidade econômica, política, social e cultural. Apresenta um olhar diferenciado para os problemas regionais, buscando na multiprofissionalidade alternativas de enfrentamento para solução das questões locais, relacionadas com aspectos de saúde e nutricionais da população amazônida. 

Quer saber também a área de mercado de trabalho? Tudo bem vamos la!

O nutricionista é um profissional da área de saúde que atua no sentido de auxiliar as pessoas à selecionarem e consumirem os alimentos necessários ao seu organismo, na saúde e na doença. Sua função é promover a saúde por meio da melhoria do padrão alimentar, elevando a qualidade de vida das populações e contribuindo para a solução dos problemas nutricionais dos indivíduos. Considerando a Resolução no. 380/2005 do CFN, que dispõe sobre a definição das áreas de atuação do nutricionista e suas atribuições e estabelece parâmetros numéricos de referência, por área de atuação, são definidas as seguintes áreas de atuação do nutricionista: Alimentação Coletiva - atividades de alimentação e nutrição realizadas nas Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), como tal entendidas as empresas fornecedoras de serviços de alimentação coletiva, serviços de alimentação auto-gestão, restaurantes comerciais e similares, hotelaria marítima, serviços de buffet e de alimentos congelados, comissarias e cozinhas dos estabelecimentos assistenciais de saúde; atividades próprias da Alimentação Escolar e da Alimentação do Trabalhador; Nutrição Clínica - atividades de alimentação e nutrição realizadas nos hospitais e clínicas, nas instituições de longa permanência para idosos, nos ambulatórios e consultórios, nos bancos de leite humano, nos lactários, nas centrais de terapia nutricional, nos Spa e quando em atendimento domiciliar; Saúde Coletiva - atividades de alimentação e nutrição realizadas em políticas e programas institucionais, de atenção básica e de vigilância sanitária, alimentar e nutricional; Docência - atividades de ensino, extensão, pesquisa e coordenação relacionadas à alimentação e à nutrição; Indústria de Alimentos - atividades de desenvolvimento e produção de produtos relacionados à alimentação e à nutrição; Nutrição em Esportes - atividades relacionadas à alimentação e à nutrição em academias, clubes esportivos e similares; Marketing na área de Alimentação e Nutrição - atividades de marketing e publicidade científica relacionadas à alimentação e à nutrição. 

Coisa pra caramba neh?

Resumo, muito em breve vamos todos comer com saúde hein gente!



Bjo da Paty!