quarta-feira, 18 de maio de 2016

Guia de Temperos - 4

Oie!

Mais um pouquinho do nosso Guia de Temperos, essa é a penúltima lista! :)



LOURO
Outra folha essencial para a vinha d'alhos. Extremamente aromática, deve ser usada com cuidados. Há quem goste no feijão e algumas verduras. Vai bem em molhos ( de tomate, inclusive), assados, ensopados e conservas. 


MACIS

Do invólucro (arilo) de noz-moscada se extrai este óleo, usado no preparo de certos tipos de chocolate. Um pouquinho dá ótimo sabor a molhos, pirão de batata, verduras. Vai muito bem na vinha d'alhos. Umas gotas na massa de bolos e pudins: ficam mais gostosos. 




MANJERICÃO

Tempera muito bem carnes, assados, sopas e alguns tipos de conservas. Genial em peixes e camarões, ovos, queijo, tomates recheados. Pode ir na vinha d'alhos; sabor a aroma fortes. Vá com calma até conhecer bem. Tenha sempre um pé no quintal ou em um vaso. Principais utilizações:  Beringela e pimentão, Sopa de tomate, pizza ( no lugar do orégano), Arroz, saladas verdes ou de legumes, vagem, Omeletes com tomate, Recheio para frango, peru, vitela, carne de porco, pão de carne, Com manteiga para cobrir peixes e lagosta, Molho de tomate e vinagrete.




MELISSA

Da família da erva-cidreira. Água de melissa sempre se usou para acalmar os nervos. Mas é também um tempero aromatizante. Um pouquinho em caldos e carnes dá certo. 


MANJERONA
Pouco mais suave que a alfavaca, excelente em pratos de carne, peixes, camarões, molhos. Essencial na vinha- d'alhos. Dá um gostinho especial ao molho para saladas, verduras refogadas, omeletes, caldos de carne, ensopados, cogumelos. As folhas secas também são usadas para os mesmos fins. Parece um pouco com orégano. 
Principais utlizações:  Maionese e patês, Sopa de batata, consomê de cebola e pizza, Suflê de batata, legumes cozidos, cenoura, Omeletes, ovos mexidos, salada de ovos, Carne moída, frango grelhado e lombo, Com manteiga derretida em peixes grelhados, Molho de queijo, Pão de Ervas. 

MOSTARDA
Da semente se faz um pó que pode ser usado assim mesmo, ou então em pasta com vinagre e temperos. Ideal na maionese e molho para salada (principalmente de batatas). Tempera muito bem carnes. A semente pode ser usada para dar gosto em conservas, picles. 
Principais utlizações:  Pepino, conservas, salgados em geral, Sopa de cebola, Aspargos, broto de bruxelas, batatas e brócoli, Porco e vitela, Ostra e camarão, Use em pó para molhos cremosos. 




NOZ-MOSCADA

Tem um cheiro muito gostoso, em semente ou pó. O melhor é Ter a semente guardada em vidro e ralar na hora: conserva mais o aroma e o sabor. Mais usada em bolos, doces, sobremesas, não só na massa, como um pouquinho polvilhada em cima, no caso de cremes feitos em banho-maria. Formidável para temperos de carnes, ou qualquer receita de carne moída. 
Principais utlizações:  Coquetéis de leite, bebidas com chocolate, Sopa com queijo, canja, creme de galinha, Bolo de batata, cenoura e repolho, Queijo, na torrada e fondue, Na maioria das receitas com frango, Peixes fritos, Molhos de queijo, para salada doce, de tomate, Bicoitos ingleses, panquecas, gemadas, leite, vinho, pudins. 



ORÉGANO

Este, todos conhecem: é o best-seller dos temperos. Não há pizza que se preze sem ele. Vai muito bem também em carnes, molhos para bifes, saladas (tomates, cebola em rodelas, óleo, vinagre, sal, pimenta-do-reino e, lógico, o próprio orégano). Pode ser usado seco ou fresco. 
Principais utlizações:  Suco de tomate, patês, torradas temperadas, Pizzas e minestrone, Batata cozida ou ao forno, Ovos mexidos com tomate, omeletes, Cozidos de carne de porco, costelas e aves, Peixes assados e frutos do mar, Vinagrete e molhos em geral. 



PÁPRICA

Pó extraído do pimentão doce vermelho, muito usado na cozinha húngra. Dá cor e sabor. Experimente com calma antes de aderir. Em galinha, bolo de carne, "goulash", guisados ou ensopados, alguns molhos. 
Principais utlizações:  Canapés, salpicar no coquetel de camarão e em patês, Minestrone, sopa de legumes cremosa, sopa de galinha e lasanha, Na coloração do arroz, salpicar na batata sauté, Ovos gratinados, maioneses com ovos, Goulash, frango assado ou ensopado, carne de porco, Caldeirada, peixe grelhado, camarão e frutos do mar, Molhos em geral. 



PAPOULA

Sementes bem miudinhas. Sensacional, polvilhadas em cima de pães, bolos, bolachas, antes de ir ao forno, e na massa de pudins, pães e tortas. Ou junto com manteiga derretida, para assar batatas, cenouras, ou ainda macarrão de forno. Dá um recheio diferente para bolos, misturando um pouquinho com mel e uma colherada de caldo de limão. 
Principais utlizações:  Aperitivos de queijo e patês; Na ricota e requeijão, massa, torta, macarrão; Na maioria das saladas; Ovos mexidos;  Molhos para saladas; Compotas de
frutas, cobertura para salada de frutas, bolos. 






PIMENTA-CAIENA
Essa é vermelha e bastante ardida. Mas é ótima para peixes e molhos. 










PIMENTA-CUMAÍ

Redondinha, verde, dizem que não faz mal a ninguém.
  








PIMENTA BRANCA

 Extraída do mesmo fruto da pimenta-do-reino, mas menos aromática, utilizada em pratos que não permitam ingredientes que alterem a sua cor, como o molho branco; na conserva de legumes utilize-a em grãos. Em molhos picantes e temperos para a carne de coelho e frango use-a moída. Principais utlizações:  Em grão, nas conservas de legumes e maioneses, Em pó nas sopas de legumes e feijão, Moída use em geral, Use moída em salada de ovos, Carne de coelho, filés de frango, Moída em peixes cozidos e ensopados, Em molho branco.

PIMENTA COM COMINHO - Mistura muito popular nos pratos nordestinos, utilizada com grande fartura no feijão, cozidos de peixes e frutos do mar, caldas e molhos em geral. 

 

 
PIMENTA CALABRESA - Proveniente da Europa, é uma espécie extremamente picante. Use-a na preparação de molho picante para carne e peixe, na lingüiça e cobertura para lombo. Na azeitona preta e queijo, use-a com orégano e azeite. 
Principais utlizações: Azeitona, com óleo e orégano, queijos, patês e pickles, Molho para espaguete e pizza, croquetes, Cobertura para salada e feijão verde, Ovos, Em carne de porco e de vaca para churrasco, Frutos do mar, camarão, Molho para carne de churrasco, linguiça e molho para pizza. 
 
PIMENTA-DA-JAMAICA - Vai bem em temperos de carnes de todos os tipos. Logo, ótima na vinha-d'alhos. Veja allspice. Principais utlizações:  Patês de presunto e fígado, pepino em conserva e pickles, Minestrone e sopa de aspargos, Espinafre e cenoura, Cozido de carne, porco e vitela, Peixe cozido,  Molho para carne de porco e vitela, Pães rápidos ou de fermento, bolo de fruta, compotas, torta.
 
  
PIMENTA-DE-CHEIRO - Vem da Bahia. Redondinha, vermelha, é bem ardida mas bastante perfumada também.

Fonte http://www.casaspedro.com.br/temperos.htm