sábado, 28 de maio de 2016

Guia de Temperos - 5

Oie!

Essa é a última parte do nosso Guia de Temperos, por incrível que pareça ainda existem muito mais temperos, alguns conhecidos, outros totalmente exóticos para nós, e outros que nem fazemos ideia de que existem...mas uma coisa é certa, eles deixam os nossos pratos muito aromáticos e saborosos!

PIMENTA-DO-REINO



Internacionalmente conhecida. Essencial em toda cozinha, pouca coisa dispensa. Há duas espécies: a preta, mais forte e a branca, um pouco mais suave. 
Principais utilizações:  Suco de tomates, Em grão, nas conservas, Moderadamente em geral, Moída, na salada de hortaliças e de legumes, Com moagem grossa use com pasta de queijo, Recheio linguiça, carne de panela, frango assado, peixes em geral, Molhos em geral. 
 
PIMENTA-MALAGUETA


Vermelha, comprida, das mais ardidas. Foi trazida ao Brasil pelos portugueses. 
  
RAIZ-FORTE


Vem do Oriente. Muito usada na cozinha russa, encontra-se ralada, em vidro. Picante, dá um gosto bom aos molhos, churrascos e assados. 
Principais utilizações:  Moderadamente em canapés, Saladas cruas, como as de pepino e rabanete, Carnes vermelhas e brancas assadas com molho, Arenques, Molhos picantes 
  
ROSMANINHO


De origem portuguesa. Não é fácil de encontrar. Valoriza muito os molhos, especialmente para saladas e carnes. Vai bem na vinha-d'alhos. 
  
SALSA


Cheiro verde, de todos, o mais conhecido e usado. Há dois tipos: a salsa de folhinhas crespas (ou salsa-musgo) que enfeita qualquer prato, além de temperar, também é colocado em sopas, assados, risotos (batidinha na manteiga para passar em batatas cozidas, ou em omeletes, é essencial). A salsa de folhinhas lisas trem sabor um pouco mais forte. Qualquer das duas pode ser usada em tempero de carnes de toda espécie, em sopas, refogados, pratos de forno, farofas, pastas de queijo, verduras, molhos. Tanto no preparo, como picadinha e salpicada por cima depois. Podem ser guardadas e usadas secas. 
  
SALSA DESIDRATADA


Uma erva tradicional da cozinha internacional. Não há necessidade de reidratá-la antes de utilizar, mas nunca acrescente-a em óleo quente pois a enrijecerá. Use-a para condimentos ou simplesmente decorar. 
Principais utlizações:  Ornamenta e dá sabor aos canapés, Macarrão, lasanha, croquetes, waffle, sopa de legumes, Saladas verde, arroz, legumes, Omeletes e ovos mexidos, Carnes e aves fritas ou grelhadas, Em recheio para peixe, carne de caranguejo, Molho de ervas, tomate e de salsa. 

SAIS TEMPERADOS

  
SAL COM AIPO: Use o sal com aipo em sopas, carnes grelhadas em geral, canapés e aperitivos. 
  
SAL COM CEBOLA: Use o sal com cebola em sopas de vegetais e em pratos com ovos e queijos. 
  
SAL COM ALHO: Use o sal com alho em sopas, saladas, molhos e patês, frutos do mar, massas, carnes, canapés e torradas. 
  
SAL DE AMONIACO: Bicarbonato de Amônia. Use-o com parcimônia em biscoitos, Serve para dar crocância. 

Tem receita de sal temperado aqui no blog, Clique Aqui.
   
SEGURELHA


Também ser usada de leve. Em sopas de ervilha, lentilha, feijão. Dá um gostinho bom em suco de tomate. Vai bem, mas pouquinho, no tempero de carne de porco, galinha e peru. Faz parte da vinha-d'alhos. 
Principais utilizações:  Suco de tomate, Sopa de creme de peixe ou feijão, sopa de vegetais, Broto de bruxelas, vagens e legumes, Ovos cozidos e ovos recheados, Recheio para carnes, aves e hambúrguer, Recheio para peixes gordurosos, Molho madeira, tempero para salada. 

SALVIA


Folha de sabor forte, muito popular na Itália. Bem aproveitada aqui também em farofas para rechear galinha, peru, pato. Mas é bom usar devagar, senão seu sabor dominará tudo. 
Principais utilizações:  Patês de fígado e de queijo, Sopa de tomate, lentilha e macarrão, Tomates, purê de batata, espinafre, saladas verdes, Queijos e omeletes, Carnes gordurosas, linguiça, carne de porco, pato, Ensopado de peixes, Use com alecrim e tomilho para molho de churrasco, Pão de ervas 
  
TOMILHO


Aromatizante de sabor forte. Deve ser igualmente usado com muito cuidado, mas vale a pena experimentar em molhos, peixes, sopas, recheios para aves. Sensacional para peixe, lagostas e camarão. Melhor ainda em carnes, principalmente de porco: esfregue um pouquinho macerado junto com sal e pimenta-do-reino. 
Principais utilizações:  Patês, Caldo de carne e galinha, Cogumelos, cebolas e batatas, Ovos fritos e mexidos, Carne de porco, vitela, coelho e cozidos, Peixes gordurosos, cozidos,  Recheios, Molho escuro.  
  
ZIMBRO


Esse é um grãozinho quase desconhecido. Os pequenos frutos secos macerados e destilados dão a bebida chamada genebra. Valoriza bastante temperos de carnes. Como a vinha-d’alhos. 
Principais utilizações:  Para aromatizar bebidas alcoólicas caseiras, No cozimento do feijão, indispensável no chucrute, Cozidos de carne e frango, Molho para carnes.

Fonte http://www.casaspedro.com.br/temperos.htm

Acabou! :(

Gostou? Me conta! 

Beijos da Paty