quarta-feira, 27 de abril de 2016

Guia de Temperos - 2

Oie!

Continuando o nosso guia de temperos, que é enorme! Vamos a mais um pouquinho! :)

CAMOMILA



Uma das mais populares ervas originárias da Europa, sendo fortemente aromática e de sabor intenso. Tradicionalmente utilizada com um eficaz chá calmante. O chá facilita também a digestão. 

CARDAMOMO



Fruta ou semente da planta da família do gengibre; nativo da Índia, também cultivada na Guatemala e Ceilão. Para utilizá-la é necessário retirá-la da casa e amassá-la. Use-as nas sopas, no fígado, na carne de porco, no pickles e para aromatizar licores. Muito usada, principalmente em molhos cremosos doces. A planta também e decorativa --tem flor cor-de-rosa, muito bonita.  
Principais utlizações:   (Retirar e amassar as sementes) Pickles. Para aromatizar licores,café, vinho quente, Em sopa de frutas e massas, Batata doce, feijão cozido, Fígado e carne de porco, Peixes, Molho para churrasco, Geléias, compotas, pães, doces, tortas, ponche e arroz-doce. 


CATREPIS



É uma mistura de quatro ervas: Noz-moscada, Cravo, Pimenta Jamaica, Canela. Use em bolos, doces torta de banana e pão-de-mel. 

CANELA



Planta originária do Ceilão, que foi introduzida na Europa pelos navegantes fenícios. Fornece sua casca, para ser comercializada em rama ou em pó para polvilhar bolos, biscoitos, bananas cozidas ou assadas, no arroz-doce e em rama no vinho quente e em compotas e caldas.  
Principais utilizações:  (Em casca, em pó e com açúcar) Chocolate quente,casca no quentão e vinho quente, Sopas de carne e canja, Batata doce e espinafre, Cozidos, cobertura de presunto, bacon, carne assada, Em casca no cozimento do frango, Em casca no molhos para carnes e aves, Em bolos, biscoitos, bananas cozidas, pudins, mingaus. 


CEBOLINHA



A irmã caçula de cebola; cresce no clima fresco do hemisfério norte. Diferindo dos seus irmãos, seu sabor é delicado e agradável. Use em molhos em geral, patês, massas, omeletes, carnes, peixes e no minestrone. Vai bem em pastas de queijos e sobre pratos de forno. Não deve faltar em vinhos d'alhos e saladas.  
Principais utlizações:  Patês, Minestrone e macarrão, Salada de batata, Omeletes, Carnes e frango, Peixes, Molhos em geral, vinha d'alhos 


CEREFÓLIO



(Cerfeuil-Chervil): Outra das Fines Herbes. Tempera saladas, peixes, queijos, omeletes, sopas e consomées. 

CHEIRO VERDE



É uma popular mistura de salsa com cebolinha. Muito utilizado em cozidos, no arroz, massas e patês. 

COENTRO



Da família dos cheiros-verdes, parente da salsa, com sabor e perfume bem mais estimulantes. A folha é indicada para pratos de peixe e frutos do mar, principalmente no Norte. A semente moída, esfregada em carne de porco ou frango, antes de assar, é sensacional; bom também para molho de carnes. Tem um leve sabor de limão. Use-o em ensopados e vinha d'alhos. Era usado pelos antigos romanos em "poções de amor". Não confundir com folha de coentro, que apesar de vir da mesma planta seu sabor é diferente.  
Principais utlizações:  Pickles e conservas, Sopas de lentilha, legumes, feijão, ervilha, Torta de cenoura, Frango grelhado, assado de carneiro e porco, Peixe grelhado e marinadas, Molhos para carnes, Pão de gengibre e torta de maçã.



COLORÍFICO

É um preparo a base de urucuzeiro com fubá. Use-o para dar uma atraente coloração vermelho alaranjado ao arroz e frango. Também utilizado na confecção de pastas de queijo, molhos cremosos e farofa.  
Principais utlizações:  Patês, Sopas em geral, Na coloração do arroz; farofa, Pastas de queijo, Picadinho de carne, Molho cremoso para peixes.

Fonte: http://www.casaspedro.com.br/temperos.htm

Um beijo da Paty

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curtiu? Não curtiu? Opine!