sexta-feira, 8 de abril de 2016

Transforme a sua vida - Exercite-se - Passo 4

Oie!

Continuando o nosso papo sobre como melhorar a nossa vida e deixar ela mais saudável! Não viu os outros passos? Confira clicando aqui abaixo:

Passo 1 - Positividade
Passo 2 - Organize - se
Passo 3 - Vá ao médico

Hoje vamos falar sobre exercícios! 

A vida hoje em dia tá tão corrida né, nunca sobra tempo pra nada, ou então bate aquela preguiça e as justificativas para não fazer nada se acumulam cada vez mais! Em contra partida bate aquela pontinha de inveja daqueles que fazem corridas, malham e exibem sua vida fitness na internet! E aí? Vai ficar se lamentando?

Eu fui atrás da opinião de especialistas no assunto e trazer para vocês informações profissionais que irá te ajudar a sair da inércia agora! Veja só!


"Para ressaltar a importância do exercício físico na saúde em geral, primeiro vamos entender: O que é atividade física? Podemos defini - la como qualquer movimento corporal que resulte em um gasto energético, e qualidade de vida, um fenômeno resultante desse ato de se exercitar.
A pratica diária de exercício físico, devidamente acompanhado e/ou orientado, provoca sensações positivas ao praticante, trazendo benefícios não só fisiológicos, mas psicológicos também! É uma atividade livre, acessível e que todos podem fazer, desde crianças a idosos, caso não haja contraindicação.
É importante ressaltar para sempre começar em pequenas proporções até que seu corpo esteja totalmente adaptado ao exercício escolhido, aos seus interesses e necessidades, de forma lenta e através de exercícios leves. Segundo a OMS a não integração da pratica de atividade física é considerada maléfica a saúde, sendo hoje em dia o causador de grandes comorbidades sistêmicas associada ao sedentarismo.
Sendo assim fica evidente que uma pratica regular de exercícios de qualquer gênero estimulam e melhoram a saúde em diversos aspectos como, por exemplo: redução da pressão arterial, redução da quantidade de tecido adiposo, alivio das tensões musculares e emocionais por consequência da liberação de neurotransmissores, atua no sistema imunológico, auxilia na prevenção de altas taxas glicêmicas e de gordura no sangue, favorecendo o condicionamento físico e fortalecimento muscular."



Tatiane Ferreira
Graduada em Fisioterapia pela UniJorge - BA e Pós Graduanda em Fisioterapia Hospitalar com ênfase em UTI pela Faculdade Hélio Rocha - BA. 
Contato: tatifs_09@hotmail.com






Viu só! Se mexer é muito importante para a saúde! E não precisa ser nada que custe dinheiro, afinal uma caminhada na rua, na praça, dentro do condomínio, assim como não precisa ser chato, pois você pode levar o cachorro, os filhos e se divertir de uma maneira gostosa e que faz bem pra saúde.

Então vamos começar hoje mesmo, 30 minutos de caminhada todos os dias ou pelo menos 5 vezes por semana já vai fazer uma grande diferença. Inicialmente é difícil, mas conforme o tempo for passando vai virando rotina!

Não quer caminhar? Corra, dance, suba e desça escadas, vá pra academia, andar na praia, faz zumba, funcional, cross fit, natação, hidroginástica, polichinelo, anda de patins, esportes diversos, lutas, não importa, o que importa é se mexer!!!

Em caso de dúvidas, ou se sentir algum tipo de dor ou dificuldade procure um educador físico ou um fisioterapeuta para obter mais informações sobre quais atividades serão melhores e mais proveitosas para o seu corpo e/ou sua condição física! ;)

Quer saber mais sobre os exercícios citados? Quer mais informações? Me avise aí nos comentários!

Um beijo da Paty

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curtiu? Não curtiu? Opine!