terça-feira, 12 de abril de 2016

Transforme a sua vida - Alimente-se bem - Passo 5

Oie!

Chegamos na minha praia! A alimentação! A principal, suprema, ultra, master, mega, plus, e super condição para se ter uma boa saúde! Na verdade é ela que se tiver errada afeta a todos os outros aspectos da sua vida, já que uma má alimentação promove deficiências nutricionais e diversos outros problemas que acabam gerando um cansaço excessivo e fadiga te impedindo de ter uma vida organizada e ativa, bem como doenças que te obrigam a ir ao médico e consumir diversas drogas para restabelecer o seu organismo de volta à normalidade!


Mas primeiro é preciso entender porque comemos mal atualmente!





1 - A maior parte dos brasileiros nunca teve uma educação nutricional propriamente dita, em o que comer, como comer, quando comer, ou seja, a maior parte da nossa vida é como dá pra ser! Tanto que hoje em dia tem muita criança achando que suco vem da caixinha e que comida vem dos pacotinhos!










2 - A cultura brasileira é muito diversa, e as crenças populares também, o que dificulta muito a variabilidade alimentar, ou seja, a pessoa da região e cultura x, só come o que é de raiz daquela região (não é uma verdade absoluta, mas é o que acontece...exemplo...dificilmente você verá um baiano tomando chimarrão!), assim como as crenças e tabus alimentares que atrapalham muito na alimentação e até no entendimento dos benefícios de uma alimentação saudável, exemplo, manga com leite, melancia na menstruação, alimento remoso e por aí vai.








3 - Falta de tempo, rotina corrida, ixi esse é o pior dos problemas! É uma competição de quem tem a vida mais atribulada que o outro...sendo que hoje ninguém tem tempo, todos estamos vivendo uma vida corrida. O que se deve fazer é repensar nas suas prioridades e na supervalorização daquilo que temos que fazer para ficarmos bem, afinal, não é muito tempo que se leva pra comer uma banana no trabalho né?







4 - Distrações, muitas distrações! Eu quero saber quem que hoje em dia come sem olhar no celular, sem ver tv, a não ser que a pessoa não tenha esses recursos disponíveis, o que mais se vê é a pessoa engolindo a comida de qualquer jeito e muitas vezes mal sabe o sabor das coisas! Isso é perigoso hein, porque comer sem prestar a atenção no alimento te deixa susceptível a coisas como comer cabelo, insetos, comida estragada por pura desatenção!





Outras questões são consideradas no que diz respeito a má alimentação, como transtornos alimentares, neles estão inclusas pessoas magras que não consegue enxergar o corpo do jeito que ele é, obesos que comem compulsivamente por questões emocionais ou por traumas de vida, e até pessoas que teoricamente são normais mas tem obsessão por comida saudável, por ter um corpo sarado ... um exemplo bem comum são as dietas de academia, uma vida "FIT" que cresce cada dia mais e se torna um problema na vida das pessoas por ser feita de modo errado.



O fato é que tem como ter uma alimentação saudável, prática, e gostosa, atendendo todas as suas necessidades, seja ela tratar ou prevenir alguma doença, ganhar músculos, perder as gordurinhas (também conhecida como massa magra), ou para aqueles que querem comer bem e com saúde, aproveitando todos os prazeres da vida sem culpa.

E o único profissional que pode fazer isso com maestria pra você é o nutricionista, só ele sabe as interações entre os alimentos e dos alimentos com outras substâncias e patologias, te fornecendo um plano alimentar adequado à sua realidade corporal e financeira, respeitando seus gostos e aversões, alergias e intolerâncias e principalmente, te fazendo alcançar seus objetivos.


E ó, nutricionista não é só pra adulto não hein, é pra gestante, é pra mamãe e bebê inclusive em fase de amamentação, pra criança, pra adolescente, pra adulto, pra idoso, pra homem, pra mulher, enfim, pra todo mundo meeeesmo!

Beijos da Paty