segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Maquete de Célula Vegetal

Oi Tucas!

ATENÇÃO, LEIA TODO O POST E TODOS OS COMENTÁRIOS, SE AINDA TIVER DÚVIDAS ENVIE UM E-MAIL PARA PCGIDI@HOTMAIL.COM , PARA QUE EU CONSIGA RESPONDER. SIGA O BLOG!

Como assim maquete de célula vegetal? Ficou doida Patricia???

Não fiquei não, na verdade é mais para uma ajuda para aqueles que tem que fazer uma maquete e não acha nada na internet...fiz a minha baseada em uma foto, mas mudei um monte de coisas...como eu não fiz sozinha, então temos que ter um denominador comum. E chegamos a esse resultado aí!


Fizemos essa maquete para a matéria de Microbiologia, na faculdade, e ficou tão bonita pro tempo que tivemos que fazer, que deu pena de jogar fora....mas guardamos ela em fotos para nos lembrar! Fizemos em uma semana, e usamos materiais diversos, tentando sempre baratear o custo do trabalho de modo geral.

Usamos como base, placas de papelão coladas e grampeadas para segurar o peso (a bicha ficou pesadaaaaa), isopor, massinha de modelar, e.v.a, cola quente, cola normal, tinta guache, cola de isopor, e muito...mas muito gel de cabelo! kkk

Deu o maior trabalho, mas garantimos nota máxima! 
Gostaram?

UPDATE - Pessoal, muitas dúvidas estão nos comentários, então leia pois será de grande ajuda!


UPDATE 2 - Pra facilitar a ordem que fizemos as coisas foi: Fizemos a base com papelão duro, e a parte externa da célula, selamos bem com massinha os espaços para não vazar o gel. Depois pintamos tudo, enquanto secava a tinta fizemos as organelas de massinha, o complexo de golgi com eva, e os retículos com eva também, dando esse formato diferenciado, o retículo rugoso ganhou bolinhas de massinha coladas com cola quente, o vacúolo também é de eva. O núcleo é uma bola de isopor que cortamos nesse formato, forramos com massinha, e no meio colamos uma minhoca enrolada de massinha misturada. Arrumamos e colamos no lugar os retículos, vacúolo, núcleo, complexo de golgi, os anéis na parede da célula e esperamos secar. Depois colocamos o gel verde dentro do vacúolo e o gel transparente em todo o resto da célula, arrumamos as organelas que ficam mais no meio do citoplasma (bolinhas e cobrinhas) e por cima as outras organelas.

UPDATE 3 - Pessoal, para ajudar mais ainda segue algumas fotos de base para vocês se orientarem como fazer! Espero que ajude!






Fizemos a legenda com foto, nome e função das organelas que colocamos, e fizemos as letras do tipo de célula em eva. Não tenho a legenda em arquivo!!!

Mais informações em: http://www.infoescola.com/citologia/celula-vegetal/

Bjo da Paty