quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Moqueca Baiana com Pirarucu

Oi Tucas!

Eu sou baiana pra quem não sabe!

E vira e mexe sinto uma vontade louca de comer algo da minha terrinha, e como de la eh a unica coisa que eu arrisco fazer, resolvi fazer uma moqueca! Que normalmente vai peixe de mar...mas aqui não tem mar neh! Então fiz com Pirarucu, depois falo dele melhor pra vocês! 
A moqueca original vai pimentão vermelho, amarelo e verde, mas eu tenho alergia!
Uma dica pra quem não consegue aceitar muito bem o Azeite de Dendê, depois falo melhor dele também, eh colocar 1 colher de cafe ou de chá de dendê, para 2 colheres de óleo comum ou azeite. ok?
Pra mim receita regional tem que levar os ingredientes regionais senão perde totalmente o contexto...tipo, se você quiser usar urucum ou colorau ao invés do dendê, ela vira moqueca capixaba! :)

Para essa moqueca, eu usei tudo de olho, afinal vai do gosto de cada um... então são files de pirarucu, 2 colheres de sopa de azeite de dendê, cebola, alho, tomate, leite de coco uma garrafa, uma colher de chá de extrato de tomate, sal, pimenta branca, cheiro verde, e um tanto de água.
E ai  você  vai fazer ou com os ingredientes picadinhos ou em rodelas, eu fiz picadinho mas em rodelas fica mais bonito.... você vai fazer o refogado, e seguindo o molho colocando todos os ingredientes, o peixe vai no final, pois corre o risco de desmanchar, logo, você coloca o peixe deixa ele quietinho la e quando tiver cozido sirva com um arroz branco e pra quem gosta salada ou macaxeira frita ou pirão de caldo de peixe ou tudo junto! Duvidas me comuniquem! :)

Pra quem não vai usar peixe de rio, pode usar files de viola (ou outro peixe firme) ou posta de peixe de sua preferencia!




Pra quem quiser saber eu usei panelas de pedra sabão compradas em Tiradentes -MG Adoro!
Eu amo! :)
Bjinhus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Curtiu? Não curtiu? Opine!