sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Especial Cães - Adotar ou Comprar?

Oie!

O assunto de hoje é bem polêmico, muita gente vai me odiar, outros não, mas na minha opinião temos que ter a mente aberta e enxergar além daquilo que alguns grupos da sociedade tentam impor na nossa cabeça. Digo isso porque trabalhei muitos anos com animais, e já vi os dois lados da moeda, tanto de ongs e pessoas que pegam cães de rua e disponibilizam para adoção, como criadores de cães de raça que vendem filhotes. Então, antes de julgar, busque o conhecimento para assim ter uma opinião baseada em fatos e não em conhecimento popular.

Adoção




Adotar um cão é lindo, e ao contrário do que normalmente se faz, você não precisa procurar uma ong ou alguém que resgata cães de rua para doar....você pode adotar aquele cãozinho que sempre abana o rabo pra você quando você chega ao trabalho, ou em casa, ou na padaria. O importante é que ao pegar um cão na rua, a primeira atitude é levá-lo ao veterinário para aplicação de vacinas, check-up, banho...depois do ok do médico é que você vai levá-lo pra casa. Em ongs normalmente isso já foi feito, inclusive em alguns já entregam o animal castrado.
A pessoa pode adotar cães adultos ou filhotes, de diversos tamanhos, cores e tipos de pelo.
Prós - Você ajuda na causa animal, vai ter um cão mais resistente, e na maioria das vezes amoroso.
Contras - Temperamento instável, tamanho impreciso, dificuldade de adaptação.

Compra


Para se comprar um cão é preciso ter muita atenção, pois existem criadores e existem o que eu chamo de "fábrica de filhotes". Não basta só pesquisar no site do Kennel Club, tem que saber direitinho como funciona, para não ter prejuízo.
Que animal não é um objeto todo mundo sabe, porém para se ter cães de raça e com qualidade os criadores tem um custo, pois criadores de respeito cuidam com amor, e dando tudo de melhor para os seus cães gerarem filhotes saudáveis, isso vai desde as acomodações até a documentação do pedigree.
Cães de raça tem como principal vantagem a personalidade, o porte e o comportamento, podemos por exemplo definir qual raça é mais adequada para aquele estilo de vida da família, ou seja, é um caminho seguro para quem não tem experiência alguma com animais, pois fica fácil estudar sobre aquela raça e descobrir os problemas mais comuns e as qualidades comuns à raça.
Prós - Adequação ao estilo de vida mais fácil, comportamento padrão, beleza e segurança.
Contras - Custo elevado, e atenção aos criadores.

Ganhei de Presente, e agora?

Patricia Gidi


Não se dá animal de presente pra ninguém, a não ser que seja de pais pra filhos que vivem na mesma casa e mesmo assim se o filho quiser ou estiver apto para ter um animal, ou de marido pra esposa e vice versa se ambos concordarem. Bicho não é objeto, e você dar de presente pra alguém é a máxima demonstração de consumismo, pra mim é zero amor, zero consideração com o outro....é revoltante! Pense bem, se você não vive junto com aquela pessoa, você não tem condições de saber com 100% de certeza que aquela pessoa tem condições de ter um bicho, mesmo que ela diga que queira, porque se ela quer um bicho mas não o possui...é porque algo a impede de ter! Isso serve pra qualquer animal gente!

Posse Responsável
O que é posse responsável? A posse responsável é uma Lei do Municipio de São Paulo, mas que tem base nas legislações estaduais e municipais do resto do país, onde a principal palavra de ordem é que todo animal tem direito a condições de vida adequadas, saúde, proteção e segurança. 
Quem quiser conhecer mais, existem diversos sites explicando mais detalhadamente sobre o assunto.



O fato é, que independente de como você adquirir o seu cão, a sua responsabilidade pelos próximos 15 anos é cuidar e prover uma qualidade de vida para o seu animalzinho, independente da raça!

Próximo assunto: Macho ou Fêmea? Castrar ou Não Castrar?
Bjo da Paty