sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Especial Cães - Ter ou Não Ter Cachorro?

Oie!

Resolvi fazer essa série de posts para auxiliar quem pensa em ter um animalzinho mas está cheio de dúvidas e medos! Então resolvi que vou postar toda sexta feira, dicas para animais, e vou começar com os cães! Vamos lá?

Ter ou Não Ter Cachorro? 


Muitas são as dúvidas de quem vai ter o seu primeiro cachorro, ou segundo, ou terceiro....com o tanto de polêmicas envolvendo animais, é crescente o medo das pessoas de tê-los...medo de críticas, medo da responsabilidade, medo do compromisso que é ter um animal dependente de você. 

Antes de mais nada, primeiramente você tem que se perguntar: É o que eu quero de verdade? Cachorro é a melhor opção pra mim? Porque tem muita gente que se empolga só porque brincou 5 minutos com o cachorro do vizinho, principalmente as crianças, então reflita sobre isso.

Decidido que o cão é a opção adequada para a família, os detalhes abaixo precisam ser decididos antes de adquirir o novo cão, são eles:

Espaço



Você mora em apartamento ou em casa? O espaço destinado ao animal, tem que condizer com o porte dele, ou seja, colocar um Dog Alemão em um kitinete não dá né! :)
Se você mora em apartamento, dê preferência a cães de pequeno e médio porte, pois muitos condomínios não aceitam que o animal transite no chão e utilize o elevador (leia o regimento antes de adquirir um cão!!), por isso o porte deve ser levado em consideração não só pelo espaço no apartamento, mas também para o trânsito no condomínio...evitar confusão é sempre bom!

Estilo de Vida



Como é sua vida? Correria o dia todo? Dona de casa? Esportista? Viciado em trabalho?
Ah Paty, meu sonho é ter um labrador, eu sou uma pessoa que trabalha o dia todo.....tenha consciência de que a sua casa vai virar de pernas pro ar e tudo será destruído....e aí não adianta dizer que o cão é endiabrado!
Se você passa o dia na rua e não tem muito tempo para se dedicar e fazer exercícios, dê preferência a cães calmos e de companhia, a escolha da personalidade do cão é de extrema importância....pois é isso que vai definir se o cão vai tornar a sua vida um inferno ou uma alegria sem fim!

Condições Econômicas



Pois é...não tem como não falar de dinheiro, um cão gasta dinheiro, pois ele precisa de ração, produtos de higiene e limpeza, acessórios, cuidados médicos, vacinas, toalhas, cama, coleira, cuidados estéticos, cachorro não vive de amor, e quanto mais a raça for delicada, mais gasto ele vai te dar, quanto maior o porte maior o gasto com alimentação, e quanto mais pelos mais gastos com cuidados estéticos....e por aí vai!

Condição Familiar



Se você tiver filhos muito pequenos, eu não aconselho por 2 motivos: 
1- Porque criança não tem noção de como lidar com animais, podendo causar um acidente e prejudicando ambos; 
2 - A sua atenção, e o equilíbrio da casa ficam afetados, por exemplo, um bebê pequeno e um filhote de cachorro, alguém vai acabar ficando sem a devida atenção e futuros problemas podem aparecer.
Eu quero, mas meu marido é contra, ou, meu filho quer mas nós somos contra.....primeiro resolva os conflitos e depois pense ou repense se o cão é mesmo uma opção!

Somente depois de resolver todas essas questões é que se pode concluir se o cão é ou não uma opção que vá trazer alegria para a família, porque animal é isso gente, é alegria, é festa, é trazer união e felicidade para todos os envolvidos!

O próximo assunto é: Adotar ou Comprar?
Bjo da Paty

3 comentários:

  1. Amei o post e vou amar essa série de posts, beijos
    FABIOLA KEFFER

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post! Ótima ideia fazer uma série de posts às sextas. É uma responsabilidade muito grande pegar um cachorro, tem que pensar muito bem mesmo. Tem gente que acha que é um objeto que pode se desfazer depois caso não dê certo. Eu fiz uma monografia sobre animais em condomínio, o regimento interno não pode impedir o cachorro independente do tamanho em razão do direito de propriedade, a pessoa pode ter o que quiser dentro da sua propriedade e o condomínio é obrigado a dar passagem, então é um absurdo que obriguem a transitar no colo, mas com certeza a pessoa vai se incomodar muito se o condomínio encher o saco, às vezes o melhor é se preparar da melhor maneira possível e evitar problemas. Beijo e boa sorte com os posts!

    ResponderExcluir
  3. OLA! AMEI SEU BLOG E SEUS TRABALHOS SÃO LINDOS! PARABENS! ESTOU TE SEGUINDO.
    BJS

    ResponderExcluir

Curtiu? Não curtiu? Opine!