quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Granola com Chocolate

Oie!

Eu particularmente não gosto de granola, mas ela faz muito bem e é muito bem vinda num café da manhã nutritivo e energizante! 

Ingredientes:
50g de gérmen (farelo) de trigo
150g de aveia em flocos 
150g de castanha do brasil picadas grosseiramente
150g de castanha de cajú picadas grosseiramente
150g xícara de uvas passas escuras sem semente
50g de semente de linhaça
300g de mel
200g de chocolate meio amargo ou amargo picado grosseiramente

Modo de preparo:
Em uma frigideira antiaderente, toste separadamente o farelo de trigo e a aveia, apenas para que soltem seus aromas. Coloque numa tigela grande e junte as castanhas, as passas, a linhaça e o mel, misture bem e espalhe em uma assadeira. Leve para assar no forno baixo, mexendo a cada 15 minutos, por 1 hora, até que os grãos sequem e fiquem mais soltos. Deixe esfriar e junte o chocolate. Conserve em vidro fechado, e sirva com frutas, iogurte, leite...etc.
Imagem da Internet - Ilustrativa

*As castanhas são oleaginosas, elas protegem o coração e retardam o envelhecimento, a castanha do brasil é rica em selênio e ômega 3, e também melhora a memória.

*A aveia e o farelo também possuem vitaminas, dá energia, ajuda no trânsito intestinal, e atua na redução do colesterol e açúcar no sangue, prevenindo diabetes e problemas cardíacos.

*A linhaça é uma semente que traz muitos benefícios, como prevenção de câncer, problemas nos sistemas imune, nervoso, cardíaco, auxilia na redução de peso, retenção de líquidos e por aí vai!

*As uvas passas são fonte de oligofrutossacarídeos que possuem ação prebiótica, ou seja, possuem fibras e carboidratos insolúveis, não digeríveis pelo nosso organismo, prevenindo doenças degenerativas e do envelhecimento, elas ajudam no trânsito intestinal. 

*O chocolate normalmente é considerado o vilão da dieta....porém na verdade ele pode ajudar e muito, pois quanto maior a quantidade de cacau na sua composição maior é a quantidade de flavonóides, uma substância antioxidante que protege o organismo dos radicais livres, ou seja, faz bem ao coração! Mas, mesmo assim, deve ser consumido de forma adequada! Quanto mais amargo (maior porcentagem de cacau), melhor, nada de chocolate ao leite ou chocolate branco hein!!!

Depois de escrever tanto sobre os benefícios fiquei com vontade de fazer e comer também! :)
Bjo da Paty



4 comentários:

  1. Já eu amoooo granola, estou sempre comendo, com tudo!!
    Beijos
    Ki
    www.donakizzy.com.br

    ResponderExcluir
  2. .


    Eu aceito tudo e qualquer coisa
    que você me ofereça, mas com
    uma condição; que seja pouco
    e que não tenha glúten. O res-
    to a gente divide com quem não
    gosta do corpo, como eu gosto
    do meu.

    Ah, estou seguindo o seu blog,
    pois aqui eu vi o que eu quis e falei
    o que você me permitiu.

    Um beijo e siga o meu também,
    tá?





    .

    ResponderExcluir
  3. Adoro chocolate e granola, mas nunca misturei..rs
    beijo
    ;)

    ResponderExcluir
  4. Adoro granola, mas nem comprei mais, porque dizem que as prontas são cheias de açúcar. Vou tentar fazer um dia em casa. Beijo!

    ResponderExcluir

Curtiu? Não curtiu? Opine!