sexta-feira, 14 de março de 2014

Alimentação - Especial Cães

Oie!

Vamos falar de nutrição animal? Eita lelê, que tem é assunto! rs

Patricia Gidi


Vou ser bem resumida, não porque não sei, ou porque não quero dividir, ou porque sei lá o que você pode pensar, mas porque é um assunto que tem váárias vertentes de pensamento, filosofia...exemplo, tem gente que só porque é vegetariana, que os cachorros tem que ser também! Vou julgar certo ou errado? Não, porque o cachorro não é meu e eu não tenho nada com isso! #tônemaí

Eu sou da turma da praticidade....mal consigo me alimentar corretamente, quanto mais fazer comida pra cachorro! Resumo....sou da turma que apoia a ração com unhas e dentes!

Ração

A ração é uma formulação que contém tudo que é necessário para a nutrição do seu cão. Elas são divididas em categorias: Regular, Premium, Super Premium, Específicas (Acho que são só essas!). E essas categorias servem para indicar ao consumidor a nobreza dos componentes e os benefícios que as formulações trazem. A diferença é perceptível quando o cachorro que era acostumado a comer uma ração regular e passa a comer uma ração super premium ou específica...a começar pelo cocô, quando melhor a ração menos fedido e volumoso é!
As rações específicas são para diversos casos, desde tratamento de doenças à composições feitas para determinadas raças....o melhor mesmo é você e seu veterinário decidir o que é bom para o seu animal dentro de suas posses!
O único alerta é quanto as propagandas....a ração pode vir escrito na embalagem que é premium e super premium e na verdade não é....um exemplo disso são as rações vendidas em supermercados!

Comida Preparada em Casa

Patricia Gidi

Vou ser bem sincera....a não ser que o veterinário mande, aqui em casa não rola comida pra cachorro nem por um decreto! 
Primeiro porque estraga os dentes, já que cachorro não escova os dentes todo dia (se você escova o do seu cachorro, ignore isso!), a comida vai se acumulando e criando bactérias, fazendo com que crie placas, mal hálito, e o cão acaba por perder os dentes mais cedo.
Mas tem uma galera aí, que é adepta dessa modalidade de alimentação, abraça a causa e a vida segue...mas já adianto a quem se empolga que é muito difícil balancear os nutrientes e é uma alimentação cara, e dificil de preparar.
Os cães não são essencialmente carnívoros, porém manter uma alimentação natural vegetariana, além de complexa, necessita de acompanhamento médico frequente.

Agora, nada de impede de usar alimentos frescos como petisco, pedaços pequenos de cenoura, tomate, maçã, pêra, etc...mas nada em exagero, um pequeno pedaço basta!

Rações Semi-Molhadas ou Conservas


São as famosas latinhas e sachês! São muito boas para misturar na ração, dar ela pura cai na mesma problemática do dente, e elas são mais caras para se manter uma alimentação exclusiva.
Eu gosto de usar quando eles estão doentes, enjoados, e em datas comemorativas como o natal...pra fazer algo diferente né! :)

Biscoitos, Petiscos e Ossos

Patricia Gidi

São agrados, podem ser usados para treinamento, para estimulo se o animal estiver doente e enjoado. Não devem ser usados todos os dias e nem em grandes quantidades, pois levam o animal à obesidade podendo acarretar diversos problemas de saúde. São muito calóricos!
Alguns tem objetivos como limpar dentes, melhorar o hálito, com fibras para melhorar o trânsitos intestinal, etc.
Os ossos devem ser específicos para cães, e servem para acabar com o tédio e/ou com a ansiedade, limpar os dentes, e evitar que eles comam as suas coisas! Mas é muito importante que sejam ossos para cães...nada de dar osso de galinha, pois pode matar! Existem tantos formatos e texturas por aí!

Enjoo


Nossa como eu já ouvi isso....Paty, meu cachorro enjoou da ração, ai meu deus, o que eu faço?....gente, primeiro: Porque você dá sempre a mesma ração pro seu cachorro a vida toda????
Veterinário adora dizer pra ter cuidado quando trocar de ração e tudo mais....só que isso é muito relativo e na minha opinião se aplica à aquele cachorro que come a mesma coisa desde filhote.
O Teddy já deve ter comido umas 100 rações diferentes...até de gato ele já comeu porque eu pedia um monte de amostra grátis...trocar de ração aqui é festa!
Então, se você acostumou ao seu cachorro desde filhote a comer a mesma coisa, realmente é difícil de mudar sem que nada aconteça, então você vai ter que ir porcionando (50% da nova com a antiga, 30%, 20% e por aí vai) até que a mudança aconteça totalmente. 

Eu sou a favor de variar, principalmente na fase de filhote....pois se não fosse isso eu tinha passado aperto aqui em Manaus, porque aqui não tem a que eles gostam! Porém lembre-se de variar dentro da categoria que ele consome, não adianta alterar entre as categorias que possivelmente vai acontecer alguma coisa!

Patricia Gidi


Fora isso, o animal deve ter sempre água limpa e fresca disponível, e potes limpos com tamanho e altura adequados ao tamanho do animal. 

E muito cuidado, pois alguns alimentos como chocolate, possuem substâncias tóxicas podendo levar o seu animal à morte. 

Consulte sempre um veterinário para maiores esclarecimentos e orientações!!

Bjo da Paty

2 comentários:

  1. Realmente dar comida normal dá muito trabalho, também prefiro dar ração por comodidade. O Logan só pode comer a mesma ração a vida toda, pois infelizmente ele é alérgico a maioria. Quando ele fica doente e enjoado pra comer eu molho a ração com água e deixo amolecer, se ele tiver muuuito enjoado nem isso come (o que é uma raridade, pois normalmente é um morto de fome), mas daí tem que dar algo que ele adore mesmo, tipo banana. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ja fui obrigada a dar arroz integral com coelho ou peixe branco, por um longo período que ela estava alérgica e comia pro plan que era considerada uma boa ração. Tempos atrás ficou enjoada, depois do segundo dia recusando tudo, me rendi ao arroz integral com frango e cenoura, até o apetite voltar e ela comer a ração. Mas eu tb troco as vezes.

    Pior é que compro as vezes aquela "Duo" e ela come a de salmão, mas adora mesmo é a outra metade de cordeiro. Sofro! ja sugeri para vender senior só de cordeiro, mas não me escutam.

    ResponderExcluir

Curtiu? Não curtiu? Opine!