quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Bolonhesa de Proteína de Soja (Carne de Soja)

Oie!

Antes de torcer o nariz tenha calma, e paciência....vamos dar oportunidade ao novo!
Patricia Gidi

Como futura nutricionista preciso conhecer diversos alimentos, pois cada um se alimenta de uma forma, ou por filosofia, ou por religião, ou por cultura...e um bom profissional precisa conhecer pelo menos o mínimo de cada tipo, para ter entendimento e uma base alimentar variada. Até para oferecer uma nova proposta para aqueles que acham que não há saída! rs

Por aqui o pessoal consome bastante essa proteína de soja, ela é barata é de fácil armazenagem e manuseio. A soja divide opiniões, pois alguns acham que ela é muito boa, outros acham que não, alguns substituem a carne vermelha por soja...etc. A minha opinião é do meio termo, eu já senti o poder que a soja tem nos hormônios, pois eu consumia muito daqueles sucos com soja e ele desregulou demais a minha função hormonal, tive que parar por um bom tempo!

A soja não substitui a proteína animal, e deve ser consumida com muita consciência, pois pode sim prejudicar a saúde...qualquer dia desses faço um post mais completo só sobre soja pra vocês! Querem?

Vamos à receita!
Ingredientes:
200g de soja texturizada miúda
meio limão
água quente até cobrir a soja
sal a gosto
pimenta a gosto
2 alhos
meia cebola
1 tomate
2 colheres de extrato de tomate
Cheiro verde

Modo de Preparo:
Coloque a soja em um recipiente, cubra até 2 dedos acima com água fervente e o meio limão espremido e deixe de repouso coberto por uns 15 ou 20 minutos ou até que dobre de tamanho (tipo trigo pra kibe).
Em uma panela, faça o refogado como de costume com o alho, a cebola, o tomate, em uma colher de chá de manteiga (margarina não!), depois acrescente o extrato de tomate, o cheiro verde, se precisar um pouquinho de água. Acrescente a soja já hidratada, deixe cozinhar por uns minutinhos e sirva da forma que preferir!
Eu no caso servi com macarrão integral, mas você pode usar em lasanhas, recheios, etc.

Patricia Gidi

Ficou bem saboroso, e não se percebe com facilidade que não é carne....no meu caso, posso usar naquela época de geladeira vazia de fim de mês sabe, já que não posso consumir com frequência! rsrsrs

Bjo da Paty