quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Doença Celíaca - Você conhece?

Oie!

Já ouviram falar do glúten? Sabiam que o glúten pode ser altamente perigoso para os celíacos? Vamos entender do que se trata!

O que é Doença Celíaca?

É uma doença autoimune, causada pela intolerância permanente ao glúten. Pode ocorrer em diversas faixas etárias, e é mais frequente do que se pensa, pois é uma doença subestimada e de difícil diagnóstico. É uma doença hereditária e dividida em 3 classes: clássica ou típica, não clássica ou atípica e assintomática ou silenciosa.

O que é Glúten?

O Glúten é definido como um complexo protéico constituído de proteínas do trigo, principalmente a gliadina e a glutenina responsável pela plasticidade e estabilidade da massa. Na formação do glúten é necessária a participação da água. A água promove a hidratação, e essa hidratação permite a mobilidade das moléculas, e consequentemente, a agregação das mesmas, através de pontes de hidrogênio. Além disso, a água fornece íons os quais são fundamentais nas ligações iônicas e pontes de dissulfeto entre as proteínas.

E o diagnóstico?

Além da análise clínica de sintomas, é realizada também a endoscopia digestiva alta com biópsia de algumas partes do intestino delgado, e exames sorológicos para a verificação da dosagem dos anticorpos.

E tem tratamento?

O tratamento para doença celíaca consiste em dieta isenta de glúten, ou seja, excluir da alimentação todos os alimentos que possuem glúten na sua composição. E em casos mais graves pode se associar medicamentos para a melhor absorção dos nutrientes pelo organismo.



Bjo da Paty

Um comentário:

  1. Eu já achei que tivesse, foi bem chato, fiquei um tempo sem comer glúten. É difícil, mas acaba acostumando, como tudo na vida, né. Beijo.

    ResponderExcluir

Curtiu? Não curtiu? Opine!