quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Quem é o culpado? O alimento ou a alimentação?

Oie!

Eu estava aqui organizando as coisas a serem postadas, e lendo matérias sobre alimentação, onde uma delas colocava o trigo como vilão de diversos problemas de saúde.


E fiquei pensando algumas coisas, como por exemplo os estudos citados na matéria, estudos supostamente de pesquisadores renomados e tudo mais...mas citar qual foi o estudo, aonde estão publicados esses estudos, o título do artigo pelo menos...ninguém cita! Será que existem esses estudos?

O que acho engraçado, além deles não citarem as fontes de pesquisa para você saber como foram feitas essas pesquisas, que eles induzem ao leitor decretar que o trigo faz mal independente de seus hábitos alimentares e utilização do tal trigo, ou do ovo, ou do óleo, ou até da banha!
Exemplo: Trigo dá diabetes! Ok, pararemos de comer trigo, mas doces tudo bem!

A mídia consegue detonar a sua saúde, sem que você perceba! Porque quando não se existia mídia agressiva, as pessoas consumiam tudo que hoje "faz mal", e temos um monte de velhinhos de 80 anos, enquanto na vida saudável de hoje, temos crianças e adolescentes obesos e pessoas que não conseguem chegar aos 50 com saúde! 
Quando a vó fala miniiiina...deixa de besteira...usa manteiga que essa margarina light não presta! E você não acredita...para pra pensar o seguinte: Quem tem 80 anos e tá lá guerreira? E quem tá gorda aos 20? Você né?


Sempre que eu penso nisso lembro da minha avó discutindo com a cardiologista dela:
*Dona Inês a senhora precisa seguir a dieta, suas artérias estão quase fechadas de tanta gordura!!!
Doutora, eu já tenho 85 anos, toda bichada....a dieta vai tirar a gordura toda? Não vai! Então ao invés de ficar triste comendo jiló, deixa eu ser feliz comendo meu churrasco! Se eu morrer, morri! Estamos aqui pra isso mesmo!

O que eu quero dizer com isso tudo? Quero que você tenha cuidado com o que lê! Que você tenha muito cuidado com a mídia! Que tenha cuidado com os médicos e até com os nutricionistas, pois todos estão passíveis de erros...já que hoje a vida exige que temos que ganhar dinheiro se quisermos sobreviver e para isso temos que ser criativos ao desenvolver produtos e serviços que nos convença a consumir ou nos convença a não consumir o do outro para consumir o nosso!


Não estou dizendo isso pra você ficar perdido num mundo de informações, mas tentar observar os seus hábitos antes de decidir cortar ou acrescentar algo na sua dieta. Até por questões financeiras mesmo...pois alguns itens que você gasta horrores pra consumir e obter benefícios, pode ser substituído por algo que tá ali disponível na banca da esquina da sua casa por um preço muito mais baixo!
E que não porque você come um pão no café da manhã, que você vai desenvolver inúmeras doenças por conta desse trigo, ou do trigo da macarronada de domingo!

Vá com calma, analise com cuidado as quantidades e a qualidade da sua alimentação, consulte mais de um do mesmo médico ou nutricionista para obter outra opinião, a verdade é que tudo em exagero faz mal, inclusive o que é saudável!




A minha avó Inês comemorou mais 4 vezes os 85 anos, pois ela se recusou a aumentar a idade, e morreu em decorrência de complicações pulmonares devido a sua vida de fumante, que tinha encerrado há 50 anos atrás. O coração aguentou o quanto pôde....deu tempo até dela pedir uma pizza em pleno hospital, deixando a cardiologista passada, o entregador nem entregou a pizza por motivos óbvios! Ela era assim teimosa, brigona, malcriada, mas era uma pessoa de um coração enorme! :)

Abram suas mentes!!!
Bjo da Paty


3 comentários:

  1. Oi Paty adorei o texto! eu penso parecido com vc e com a sua avó tb, claro se um médico me disser que seu comer doce eu vou morrer em 3 dias eu paro, mas só assim rsrsrs, enfim eu gosto de substituir produtos saudáveis pelos menos saudáveis digamos assim, mas com moderação sem neuras mesmo, outro dia eu postei um bolo sem farinha li a respeito e a própria matéria falava da pouca comprovação dos maléficos do trigo! agora eu posso até substituir um xícara de farinha de trigo do meu bolo por amido mas e meu macarrão de quinta e meu pãozinho quentinho nem pensar e como vc falou as substituições geralmente são caras, tai os produtos orgânicos, a tal farinha de amêndoas, leite de soja de arooz, fazer dieta é esvaziar o bolso tb!!

    ResponderExcluir
  2. falei falei esqueci de te convidar para o sorteio no blog beijos Gélia

    ResponderExcluir
  3. Oi taty adorei o texto, e concordo que quando se fala em algo que faz mal, quero saber se existe algum estudo cientifico comprovando!!!
    Depois de muito tempo lutando contra a balança, conheci 2 anjos o Dr. Victor Sorrentino craque em medicina preventiva e nutrigenética e a Dra. Gabriela de Brum uma nutri super do bem... Sei que vc tbm é graduanda de nutrição então se um dia vc tiver um tempinho de uma olhadinha no blog do Dr Victor, em 2 meses perdi 10kg, seguindo uma reeducação alimentar, livre de glúten e lactose aliado a atividades fisiscas!!!

    ResponderExcluir

Curtiu? Não curtiu? Opine!