sexta-feira, 12 de julho de 2013

Semente de Girassol: Comida de Gente ou de Passarinho?

Oie!

Voltando a falar de nutrição, vamos conhecer a semente de girassol e seus benefícios?
Patricia Gidi

O Girassol é uma planta originária das Américas, que foi utilizada como alimento pelos índios americanos em mistura com outros vegetais. No século XVI, o girassol foi levado para a Europa e Ásia, onde era utilizada como uma planta ornamental e hortaliça. Foi na União Soviética que se iniciou os primeiros trabalhos de melhoramento genético visando a produção de genótipos com alto teor de óleo comestível.
Atualmente o girassol ocupa o quarto lugar como fonte de óleo, em relação com a soja, a palma e a canola. Como fonte proteica, o girassol também é classificado como a quarta opção, para ração animal e uso humano. Fonte

A semente do girassol possui vitamina E, que é um poderoso antioxidante e auxilia o sistema cardiovascular reduzindo os níveis de colesterol "ruim", e aumentando os níveis do colesterol "bom", assim como previne a diabetes. 1/4 de xícara de semente de girassol proporciona aproximadamente 90,5% do valor diário necessário de vitamina E.
Ela também possui magnésio, que ajuda a manter ossos saudáveis, e também selênio, um anticancerígeno natural. 1/4 de xícara de semente de girassol proporciona aproximadamente 32% do valor diário necessário de magnésio de selênio.
As sementes possuem uma boa quantidade de fibras, regulando o trânsito intestinal.

Mas calma que não é pra se empolgar e jogar semente de girassol em tudo, pois 100g de semente possui aproximadamente 570 kcal! Você pode consumir com moderação (assim como tudo na vida!) de diversas formas: Como petisco, numa vitamina, bolo, pães, para dar uma crocância numa salada e por aí vai!

Um nutricionista poderá te orientar melhor em como agregar a semente de girassol à sua dieta e à dieta da sua família! 

Eu vou dar um exemplo de como eu utilizei. Fiz uma calabresa fina grelhada, um arroz integral, e no purê de batata doce salpiquei as sementinhas de girassol! Ela quando consumida sozinha, tem um sabor característico como as sementes oleaginosas, mas misturada a outras coisas você nem sente ! :)
Patricia Gidi

Bjo da Paty