segunda-feira, 22 de julho de 2013

Vamos Fazer Dieta ?

Oie!

Muita calma nessa hora! Dieta todo mundo faz o tempo todo, nada mais é do que a alimentação que você faz durante toda sua vida e existência!
O que se faz para emagrecer é dieta de emagrecimento, ou dieta restritiva....e por aí vai numa grande lista de tipos de dietas direcionadas a vários tipos de situações! 

Eu sempre fui muito magra, e aos 15 anos após a menarca fui diagnosticada com Síndrome do Ovário Policístico, a partir daí minha vida virou um inferno porque quando se tem hormônios desregulados tudo desanda desde o seu humor até os cabelos! Iniciei o tratamento desde então, mas como tudo precisa de adaptação, somente agora com 28 anos tenho tudo dentro do padrão.
Mas, como nada nessa vida é perfeito, somente um detalhe me perturba, que é o não emagrecimento, iniciei R.A. em 2009 e não emagreci nada, só mantive o peso...não sou obesa, estou na linha do sobrepeso...não engordar é bom, mas não emagrecer é muito chato! rs

Esse ano resolvi investigar mais a fundo se isso tinha alguma coisa a mais escondida ou se era o meu metabolismo baiano mesmo...tirei quase 2 litros de sangue para a pesquisa de diversos problemas hormonais e nada...daí o médico concluiu que eu teria de fazer uma dieta muito restritiva para ver se iria fazer diferença, e se não fizer eu corto os pulsos vamos fazer mais pesquisas envolvendo outras especialidades médicas até achar o X da questão!

Antes que vocês torçam o nariz dizendo que eu publico um monte de receita super engordativa e blá blá blá...fiquem sabendo que eu convivo com uma pessoa daquela que é magra e come que nem um boi...do tipo que se eu fizer um bolo eu como 2 fatias e ele 30 fatias...isso quando não faço a alegria das meninas da faculdade! Eu mesma como muito pouco, tenho os horários regradinhos, tudo bonitinho...não vou mentir dizendo que é 100% saudável e light, mas mantenho o mesmo peso há 5 anos! 

O médico me orientou a fazer uma dieta de emagrecimento com restrição total de carboidratos, estou pesquisando sobre ela, e é conhecida como dieta cetônica onde o princípio geral é que com a ausência do fornecimento de carboidratos através da alimentação o organismo é "forçado" a consumir o estoque de energia (sabe aquela pochete?rs) o processo é chamado de cetogênese, que é a quebra de ácidos graxos para conversão em corpos cetônicos e com isso a gordura armazenada sob nossa pele é convertida em energia e passa a ser utilizada para suprir o nosso organismo, obtendo assim a perda de peso.

É dividido em 3 fases: 15 dias de restrição total, 20 dias de restrição parcial e continuidade com adequação em dieta normal.

Existem diversos sites e blogs explicando, mas cada um fala sobre detalhes diversos, aconselho evitar essas informações, pois são imprecisas...sempre que quero me certificar sobre uma informação procuro em artigos científicos, pois são pesquisas reais com informações seguras sobre determinado assunto. Um exemplo é que essa dieta já foi aplicada em adolescentes com epilepsia intratável.

Mas antes que você diga: Obaaa! Vou fazer! Preste a atenção que:

* É uma dieta extremamente restritiva, e perigosa ao organismo, a princípio é atrativa e tudo mais e promete a perda de peso rápida, porém sem acompanhamento médico  pode ter consequências catastróficas como episódios de hipoglicemia, enxaqueca, extremo mau hálito entre outros. Por isso antes de iniciar todo e qualquer tratamento procure auxílio médico e nutricional.
* Odeio dietas da moda, sou muito contra, lendo percebi que essa é uma dieta da moda e é similar com a dieta da proteína, e a dieta de um dr. desses da vida.
* Esse é o MEU relato, isso não significa que vai dar certo pra você (nem deu pra mim ainda! rs), e por isso mesmo não estou colocando nada de cardápio, e nem das orientações nutricionais, justamente para não promover tratamentos sem acompanhamento médico.

Este post enorme, é para explanar sobre um problema e uma possibilidade de solução, fique à vontade para opinar. Me desejem sorte!

Bjo da Paty